Monografias
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CONTEXTO DA REFORMA TRABALHISTA DE 2017.
Gabriel Knust Sant’anna – 2020 |O presente trabalho teve como objetivo principal identificar trechos da reforma trabalhista de 2017 que sejam congruentes à precarização do trabalho. Para alcançar tal objetivo, foi realizada análise documental na Lei 13.467/2017, tendo como base comparativa as facetas da precarização descritas por Franco e Druck (2009). A partir dos resultados obtidos, observou-se que a precarização do trabalho se faz presente nas alterações aprovadas na reforma trabalhista, apesar do discurso contrário a isso, utilizado na tramitação da lei. As flexibilizações impostas nos vínculos, na remuneração, na jornada e na atuação das instituições públicas e sindicatos prejudicam as condições de trabalho dos brasileiros, conforme constatado na pesquisa documental e bibliográfica.
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: UM ESTUDO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE ADMINISTRAÇÃO ENTRE 2000 E 2019
Pedro Lucas Melo de Souza – 2020 |A pesquisa teve por objetivo investigar como as publicações sobre assédio moral têm sido abordadas nos periódicos de Administração, registrados no Portal de Periódicos CAPES, no período de 2000 a 2019. Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo do tipo estado do conhecimento, com base nos artigos sobre assédio moral, das revistas com a palavra “administração” em seu nome. Os resultados revelaram que as principais investigações das pesquisas são as causas e consequências do assédio moral e a atuação da gestão diante do fenômeno. Os artigos analisados trouxeram diversas contribuições para a discussão do assédio moral no trabalho, como questões de gênero, perfil do agressor e tipo de assédio mais comum. Evidenciou-se na pesquisa que o tema ainda é pouco abordado nas revistas, já que 61% dos periódicos analisados não possui sequer uma publicação sobre assédio moral.
TERCEIRIZAÇÃO: UM PANORAMA DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CAPES DE ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI
Carlos Henrique Lourenço Salazar – 2019 |A presente pesquisa se caracteriza como descritiva e teve como objetivo traçar
um panorama de como a temática da terceirização tem sido abordada na produção acadêmica da área de Administração, no século XXI. Para isso, foi realizada uma pesquisa em periódicos indexados ao CAPES que possuem o
termo “administração” em seu nome. Esta pesquisa teve como alvo artigos que possuem as palavras “terceirização” ou “trabalho terceirizado” presentes em seu resumo ou título. Foram coletados apenas artigos publicados entre 2000 e 2019. Dos 49 textos encontrados, 16 foram considerados aptos a serem analisados por um estado do conhecimento. A partir dos resultados gerados, a conclusão deste trabalho observou-se que a área de Administração tem dado pouco enfoque para essa temática e, quando o faz, prioriza observar a terceirização da ótica da empresa, não do funcionário. Sugeriu-se, ao final, a realização de estudos semelhantes de forma a complementar o conhecimento construído neste artigo.
PERCEPÇÕES SOBRE A BANALIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Gabrielle de Lima de Oliveira Corrêa – 2019 |O assédio moral no trabalho é uma prática recorrente dentro das organizações, que pode afetar o trabalhador de diversas e diferentes formas. O objetivo principal deste trabalho é entender como se caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho e a partir disso, identificar traços de naturalismo nas práticas do assédio moral. Para alcançar tal objetivo buscamos a percepção de um grupo de oito trabalhadores através de uma pesquisa de campo qualitativa onde foram realizadas entrevistas estruturadas. A partir dos resultados, observamos haver conscientização acerca do assédio e seus desdobramentos na vida profissional e pessoal embora ainda algumas práticas sejam consideradas não apenas naturais, mas positivas.
CONDIÇÕES DA VIDA DE MODELO DE MODA
Roberta Portella Franco – 2019 |O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a escravidão contemporânea
na vida das modelos de moda. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, na qual cinco modelos brasileiras, com mais de três anos de carreira e com experiência internacional, foram entrevistadas. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas, observou-se que há indícios de escravidão contemporânea na carreira de modelo como jornada exaustiva, condições degradantes e restrição de locomoção.
O DISCURSO ORGANIZACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DO TELETRABALHO.
Joana Ferreira Vieira – 2016 | O presente trabalho teve como objetivo principal identificar o discurso organizacional de gestão de pessoas no contexto do teletrabalho. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, na qual cinco funcionários de uma multinacional do setor elétrico, que adota o programa de home office como uma prática de recursos humanos, foram entrevistados. A partir dos resultados das entrevistas, observou-se que o discurso organizacional se faz presente na fala dos entrevistados, apesar de haver uma conscientização, por parte de alguns, de que a organização é beneficiada, ao oferecer o programa e, em troca, obter maior rendimento dos funcionários e, consequentemente, produtividade. O programa oferecido acaba por proporcionar uma imagem de empresa preocupada com o bem-estar de seus funcionários, conforme constatado em alguns relatos na pesquisa de campo.