ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE: PRÁTICAS E PESQUISAS EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE, com autoria do capítulo “ESCUTA CLÍNICA PARA OS SERVIDORES READAPTADOS DE RIO DAS OSTRAS”

Organizadores: Fabio Siqueira, Izabela Maria Rezende Taveira, Suzana, Canez Da Cruz Lima, Giuliano Alves Borges E Silva, E Thiago Gomes De Lima
Organizadora do capítulo: Mariana Rambaldi

O capítulo é um relato de experiência que pretende apresentar a prática desenvolvida no projeto “Escuta clínica para os servidores readaptados ou em situação de sofrimento do município de Rio das Ostras” através de uma parceria, no período de 2014 a 2017, entre a Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho e o Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Faz parte da prática de estágio supervisionado em Psicologia e contou com a participação de alunos estagiários que conduziram as ações sob a supervisão acadêmica da Profa. Suzana Canez da Cruz Lima, coordenadora do projeto, e da supervisão local da psicóloga Marcela Machado de Freitas, técnica do setor de Psicologia da Subsecretaria do município responsável. A escuta, com o diferencial da Psicodinâmica do Trabalho, pretendeu oferecer espaço em que trabalhadores interessados, especialmente em regime de readaptação, pudessem compartilhar vivências de sofrimento relacionadas à situação de trabalho, favorecendo o processo de pensamento/reflexão e produzindo a possibilidade de criar novos sentidos e estratégias de promoção de saúde.

TRABALHO & PRAZER – TEORIA, PESQUISAS E PRÁTICAS

Organizadores: Janine Kieling Monteiro, Fernando de Oliveira Vieira e Ana Magnólia Mendes

Esta obra é fruto de estudos que têm pautado a temática saúde mental e trabalho há vários anos, em diferentes contextos brasileiros. Como estimular o prazer nos ambientes de trabalho da atualidade, diante de um cenário tão desfavorável ao sofrimento criativo? Mais ainda, pergunta-se: Por que se torna tão difícil falar de criatividade e de prazer no trabalho? Como buscar mais saúde mental no trabalho, em um contexto neoliberal, no qual as relações de trabalho têm sido fortemente precarizadas? O livro traz subsídios para refletir sobre a urgência de se obter mais prazer no trabalho, como um meio de manutenção da saúde mental do trabalhador.

DICIONÁRIO CRÍTICO DE GESTÃO E PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Organizadores: Fernando de Oliveira Vieira, Ana Magnólia Mendes e Álvaro Roberto Crespo Merlo.

O dicionário está composto por 76 (setenta e seis) verbetes. Foram selecionados com base em três eixos: os conceitos básicos da psicodinâmica do trabalho, os diálogos e interfaces desta abordagem com outros campos do saber, e os conceitos transversais de gestão que se articulam com a psicodinâmica. Participam historiadores, sociólogos, cientistas políticos, administradores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e médicos do trabalho.

GESTÃO DE PESSOAS

Apresentando uma análise crítica dos temas tradicionais e contemporâneos do trabalho em organizações, este livro contempla os fenômenos e as práticas de gestão para além da forma hegemônica que o pensamento administrativo deseja reproduzir. Organizado por Lis Andrea Soboll e Deise Ferraz, com a colaboração de 20 autores e 18 pareceristas, a obra aborda gestão de pessoas como uma armadilha que esconde os mecanismos de controle sobre o processo e a organização do trabalho. Dessa forma, objetiva proporcionar o desenvolvimento de posturas mais críticas dos estudantes, dos pesquisadores e dos profissionais frente às relações estabelecidas neste mundo de desigualdades e injustiças que tendemos a manter, muitas vezes sem mesmo ter clareza do que reproduzimos.

Skip to content